Multa por pneu careca: entenda como funciona

Multa por pneu careca: entenda como funciona

Multa por pneu careca: entenda como funciona

Segundo a resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pneus devem ter sulcos com a profundidade mínima de 1,6 milímetros, o que significa que embora muitos não saibam, diversos motoristas estão sujeitos a tomar uma multa por conta do pneu careca, pois mesmo que eles não estejam totalmente nessas condições, o proprietário do veículo pode ser multado por estar andando com pneus muito gastos.

Leis de trânsito e multa por pneu careca

 Quando o assunto é multa por pneu careca, vale ressaltar que a lei o inclui no inciso 18º do artigo 230, que prevê infração de trânsito para quem compromete a própria segurança e a de terceiros ao conduzir o automóvel em mau estado de conservação. Em fiscalizações, por exemplo, o profissional do trânsito mede a profundidade dos sulcos com um dispositivo que indica o nível de desgaste da banda de rodagem. Esse medidor é chamado TWI (Tread Wear Indicator).

Se for constatado que o resultado foi inferior a 1,6 milímetros, o condutor certamente levará uma multa que gira em torno de R$200,00, além de cinco pontos na carteira. Por se tratar de uma penalidade com natureza grave, a infração não pode ser revertida em advertência.

Dê atenção ao estepe

Você sabia que também pode ser multado por estepe careca? É isso mesmo. Os dois pneus devem estar em excelentes condições de uso, caso contrário, a multa está prevista no inciso 9º do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Contudo, por estarem presentes no mesmo artigo, tanto um, como o outro, são considerados de natureza grave, tendo as mesmas consequências da multa do pneu careca, seja no valor ou na quantidade de pontos na carteira.

Meu veículo pode ser retido?

Sim e ele pode ser retido exatamente no local onde você foi parado pelo agente de trânsito. O transporte com pneus desgastados é proibido de circular enquanto o responsável não cumprir as respectivas obrigatoriedades. Há quem confunda a retenção com remoção ou apreensão, mas é importante lembrar que estamos falando de coisas distintas, já que a remoção ou apreensão estão ligadas ao guincho, quando o carro é levado para o pátio.

Realize uma manutenção periódica

Não ande com pneus carecas, essa é uma condição mínima de manutenção de qualquer veículo. A multa não possui só com a finalidade de punir, mas sim preservar a segurança de todos que estão dentro e fora do carro. Portanto, se fizermos uma comparação, o que menos importa é o prejuízo financeiro, mas sim o risco de perder uma vida.

Além do mais, existem motoristas que acabam não realizando a troca, pois não querem gastar o dinheiro necessário com novos pneus. Desse modo, a multa serve como um incentivo, já que os gastos com multa e os pontos na CNH são bem maiores. Por isso, se você está com a vida útil dos pneus comprometida, não brinque em trânsito e solicite as devidas substituições.

Aproveite e leia também: A importância da revisão periódica para seu carro