Conheça as principais vantagens e desvantagens dos carros elétricos

Conheça as principais vantagens e desvantagens dos carros elétricos

Conheça as principais vantagens e desvantagens dos carros elétricos

Além de ser um grande contribuinte para o meio ambiente, os carros elétricos apresentam uma série de vantagens uma vez que não consomem energia enquanto parados, sendo 40% mais econômicos do que outros modelos. Por outro lado, há quem tenha receio de adquirir o automóvel e enfrentar problemas originados da bateria, por exemplo.

Quer saber mais sobre as principais vantagens e desvantagens dos carros elétricos? Continue lendo o artigo que a Suport Parts trouxe para você.

Vantagens dos carros elétricos

Como dito acima, os benefícios dos carros elétricos são muitos, a começar pelo fato de ser sustentável e proporcionar um planeta mais limpo, sendo uma das soluções contra a poluição urbana, ao contrário do que acontece com os veículos movidos a combustíveis fósseis como gasolina, gás e gasóleo.

Outro ponto pelo qual os carros elétricos se destacam é o baixo custo com o carregamento e sua potência que mesmo possuindo o mínimo de velocidade, apresenta um excelente desempenho. Por fim, podemos citar a ausência de ruído. Afinal, ele reduz a poluição sonora, ao mesmo tempo em que oferece conforto para o condutor.

Desvantagens do carro elétrico

Primeiramente o preço, pois por se tratar de alta tecnologia, o valor inicialmente investido em um carro elétrico é superior a de um automóvel comum, podendo chegar a R$200 mil, consequentemente sendo inacessível para boa parte da população. Além disso, quando usada a corrente doméstica, a carga das baterias levam cerca de oito horas para carregar.

Para quem depende das redes de abastecimento, é provável que tenha dificuldades para encontra-los, visto que a maioria atende especificamente as necessidades dos carros convencionais. Embora sejam praticamente nulas as chances de precisar fazer troca de peças mecânicas e regulagem do motor, quando é preciso dar atenção a revisões, apesar de simples, os carros elétricos exigem reparos que requer trabalhos especializados, o que certamente resultará em um gasto maior.

Modelos mais vendidos no país

Entre alguns dos modelos de carros elétricos mais vendidos no Brasil, seja por representação oficial ou por meio de importação independente estão automóveis como:

  • BMW i3
  • Chevrolet Bolt
  • Tesla Model 3
  • Tesla Model X
  • Tesla Model S

E há também aqueles que estão para chegar no país, como é a situação do Kia Soul EV, Nissan Leaf, Volkswagen e-Golf, etc.

Futuro dos carros elétricos no Brasil

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), daqui alguns anos o uso de carros elétricos crescerá em média 30%, incluindo os modelos hídricos e à bateria. O setor automobilístico precisa ir se acostumando com essa realidade e assim, se adaptar aos mais distintos aspectos para que os proprietários dos veículos tenham o suporte que precisarem, como, por exemplo, no que diz respeito ao seguro do carro e suas coberturas.

E você, qual sua opinião sobre os carros elétricos? Conta pra gente nos comentários. Aproveite e leia também: Multa por pneu careca: entenda como funciona